56% dos anúncios digitais não são vistos e 5 lições para conseguir maior visibilidade

Captura de Tela 2014-12-04 às 23.31.54 Segundo relatório da Google e da DoubleClick, 56% dos anúncios digitais não são visualizados por humanos. Considera-se um anúncio visível se 50% dos pixels da peça publicitária estiver à vista na tela por, pelo menos, um segundo. Este número impressiona, mas não é exatamente uma novidade. Há um ano atrás, postei esta notícia que já sinalizava que 61.5% do tráfego na internet não advinha de humanos usando a rede. Este tráfego não-humano é composto basicamente por robôs de busca, ferramentas de hacking e outros “imitadores de humanos”, ou seja, pequenos pedaços de códigos navegando em toda a web. Além dos bots, a falta de sincronia entre os avanços dos formatos publicitários (no caso do Google, da rede display) com os hardwares, têm feito com que muitos anúncios sequer sejam vistos pelos usuários. Quem admite isso, é o próprio Google, conforme depoimento de Sanaz Ahari, gerente de produto do Google, em um post no blog oficial da empresa. Verificar a taxa de visibilidade dos anúncios é importante porque a tendência é, cada vez mais, que o anunciante pague por visualizações e não mais pela entrega de impressões. O estudo do Google tem alguns insights muito interessantes, como apontar qual a posição de banner é mais visível, bem como o formato que tem mais impacto e até áreas de interesse com maior entrega. O que é, de uma certa forma, preocupante, é justamente o fato de que a publicidade digital esteja sendo questionada. Segundo a publicação do Meio & Mensagem, “o relatório chega em um momento difícil para o universo digital. Fraude e inventário de má qualidade levantam dúvidas sobre a capacidade da indústria em entregar o que é vendido para os anunciantes. A publicação desses dados pelo Google, a maior empresa de ad-tech do mundo, deve aumentar as preocupações dos profissionais sobre a confiabilidade na indústria publicitária digital. Os resultados apresentados pela gigante de buscas estão baseados em informações coletadas do Doubleclick e de sua rede display no mês de outubro.” É a mídia online cada vez mais demandando estratégia para otimizar a verba do cliente. Aliás, outro desafio para agências. Para mídias tradicionais, o trabalho “acaba” assim que a campanha começa. Quando se trata de mídia digital, no entanto, o que acontece é exatamente o contrário. Acompanhar a performance dos canais e otimizar a campanha dinamicamente é o grande desafio dos profissionais de mídia. O resultado do estudo do Google foi apresentado em formato de Infográfico, como a abaixo. Para acessar o documento original, clique aqui. 5-factors-of-viewability_infographics E o estudo completo, você pode acessar neste link ou abaixo:

Clique para acessar o the-importance-of-being-seen_study.pdf

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