5 truques incríveis (com ferramentas) para melhorar o seu Instagram

O Instagram vem crescendo bastante desde 2013. As marcas, que chegaram na festa um pouco mais tarde que os influenciadores, agora já têm mais audiência lá do que no próprio Facebook.

Podemos afirmar isso com propriedade, pelo menos em relação às principais marcas. E com dados. Afinal, é como diz aquele frase: “só confiamos em Deus. Todos os outros devem trazer dados”.

Pois bem. Segundo relatório da Social Bakers, entre os 50 principais perfis de marcas do mundo, os perfis do Instagram tiveram mais público que o Facebook no último trimestre de 2019.

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OS NÚMEROS

No 3T de 2019, considerando as 50 principais marcas presentes em ambas plataformas, o Instagram registrou 3,57 bilhões de impressões, contra 3,47 bilhões no Facebook. No trimestre anterior, o Instagram teve 3,42 bilhões em comparação aos 3,46 bilhões do Facebook.

INVESTIMENTO EM MÍDIA

Em relação ao investimento Enquanto isso, a proporção de gastos com anúncios no Facebook e Instagram que foram investidos no feed do Facebook diminuiu para 58,3%. O feed do Instagram representou 20,3% e o Instagram Stories 10%.

5 DICAS SIMPLES PARA FAZER MAIS COM O SEU INSTAGRAM

Posto isso, sabemos que o Instragram é ótima ferramenta, mas propositalmente ela não era (e nem continua sendo) uma plataforma muito amigável no sentido de geração de conteúdo escrito e tráfego (links outbound). Mas tem alguns truques e dicas que podem ajudar a melhorar muito isso!

Segue o fio:

1. COMUNICAÇÃO VISUAL, SEMPRE QUE POSSÍVEL

Um gráfico, gráfico ou infográfico bem estruturado comunica informações valiosas rapidamente e bem, e o envolvimento imediato é imprescindível se você deseja interromper a rolagem. Veja o exemplo abaixo da The Economist.

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Fisga a sua atenção ou não?

2. FOCO NO CONTEÚDO E MENOS NA FORMA

A verdade é que ninguém liga para o visual do seu feed como você acha que as pessoas ligam. Pelo contrário, feeds muito organizados, que seguem templates fixos se tornam previsíveis e geram pouca curiosidade. Pegue grandes marcas que você admira e olhe o feed deles. Agora compare com o seu. Talvez, você vá chegar a conclusão que o seu apreço pela estética é uma forma de esconder a sua falta de conteúdo. Veja dois exemplos que o autor Nick Wolny dá como exemplo.

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O da esquerda parece mais organizado… e tedioso. O da direita não tem qualquer padrão e nem ao menos uma paleta de cores e, ainda assim, gera muito mais audiência e valor porque o conteúdo que importa.

3. QUEBRE O TEXTO DA LEGENDA DO POST

Instagram é uma ferramenta visual, como já dissemos acima. Mas você pode muito bem explorar melhor o copy ali da imagem se conseguir estruturar o formato em blocos de texto, mesmo que o texto seja grande. Veja como a Harvard Business Review faz isso:

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Ah, mas eu não sei fazer isso, você me diz.

Não sabia. Agora sabe. Tem ferramentas gratuitas e bem legais no mercado, como essa, que eu deixo marcada no meu navegador que resolvem a questão do texto para você de forma simples e rápida.

4. VOCÊ ESTÁ USANDO O SEU LINK NA BIO ERRADO

O seu link na bio pode ser usado de forma muito mais estratégica, principalmente se você deseja gerar tráfego para o seu site ou blog.

Provavelmente, você conhece o link.tree, que permite colocar mais de um link em seu perfil e direciona as pessoas para as páginas que você deseja.

Have2Have é pago, mas é capaz de transformar o seu feed de instagram em um feed navegável e clicável, através do link na bio. Veja como a Harvard Business Review usa a ferramenta.

Eles têm ótimo conteúdo. Mas é difícil resumir um artigo inteiro em um post no Instagram. Então, eles usam o que falamos acima, um gráfico para contar parte da historia e no link da bio eles usam esse app que organiza os posts e geram tráfego direto para o site.

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5. STORIES TEM A VER COM STORYTELLING (INCLUA CTAS!)

Bom, e já que estamos falando da HBR, vamos usá-los como exemplo para mais uma boa prática que eles fazem com maestria, que é incluir storytelling em seus stories e ainda usar sempre uma CTA (Call to Action) que, de novo, leva o usuário para o seu site.

Veja o exemplo abaixo como eles conseguem criar uma narativa em três stories e gerar interesse do usuário para ir adiante e ler a opinião dos especialistas em seu site.

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EM RESUMO:

Posto tudo isso que disse acima, não ache que existe receita de sucesso e que o que funciona para a Harvard Business Review pode não ser exatamente o que funciona para você.

O importante é conhecer as possibilidades, sempre estar atento a novas ferramentas, fazer benchmark de quem adota boas práticas e, então, definir a sua própria estratégia e tática.

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