Não precisa reinventar a roda. Os 4 Ps são ótimos!

Tá vendo essa imagem abaixo? É uma proposta de atualização dos 4 Ps de Marketing com “propósito”, “cultura”, “colaboração” e “experiência”.

Termos modernos, né? Eu mesmo trabalho com eles no dia a dia. Este post foi bem compartilhado nas redes sociais. Muita gente curtindo e aplaudindo. Bacana, né?

Seria, não fosse um único fato: não faz o menor sentido. Os termos isoladamente fazem. Mas apresentados como estão, como os novos 4 Ps, são apenas palavras jogadas ao vento, dentro de um esquema que parece fazer algum sentido, mas que só denota uma profunda ignorância (no sentido de desconhecimento mesmo) da teoria e prática de marketing.

Em marketing você tem algumas fases principais, diagnóstico (onde você levanta os problemas, oportunidades, o cenário atual do mercado, onde a empresa está dentro disso, etc.), depois você define a estratégia (o que você vai fazer e por quê) e depois o plano tático (como você vai fazer isso). Os 4 Ps são exatamente isso, um modelo que funciona muito bem para o plano tático.

Não importa a área de atuação da sua empresa, se você tem um departamento de marketing, você precisa definir o seu produto, onde irá vendê-lo, a sua estratégia de preço e como pretende divulgá-lo para o público. É um ótimo framework tático, simples, prático e funcional. Esta é a base dos 4 P (Produto, Preço, Praça, Promoção).

Posto isso, onde está o erro do modelo abaixo:

1. Começando pela base da pirâmide: a definição do propósito é uma forma de posicionamento e posicionamento é uma estratégia, não plano tático.

2. Depois, acima do Propósito está o Posicionamento, em tese, o segundo P desta proposta. Propósito é uma forma de posicionamento, que é estratégia, não deveria estar ali.

3. Parcerias, colaboração com outras marcas. Isso é um detalhe tático, não faz sentido colocar como uma parte do processo que a empresa deve necessariamente executar. Não fará sentido para muitas delas. Isso dependerá dos achados das fases anteriores do plano de marketing, pesquisa e estratégia.

4. Imagine agora que tudo isso que está aí faça sentido. Será uma super coincidência o fato de todos os “novos Ps” do marketing serem 4 e todos com P de novo ou isso parece forçação de barra?

Existem alguns conceitos que são populares e resistem à prova do tempo simplesmente porque são bons e funcionam. Os 4 Ps do Marketing funcionam assim. Não é um conceito datado, porque ainda funciona muito bem para qualquer empresa nos dias atuais.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.